EMPRESAS
INAPEM certifica 47 mil 769 empresas em 33 anos de existência

29/08/2025 13h56
Luanda – O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) certificou 47 mil 769 unidades, desde a sua criação, em 1992.
Uma nota de imprensa do INAPEM, distribuída esta quinta-feira, em Luanda, revela que, desde a formalização da instituição, em 1992, certificou 41 mil 453 micro, três mil 404 pequenas e duas mil 912 médias empresas.
No mesmo período, o instituto apoiou 12 mil 606 empreendedores, 279 startups, 62 incubadoras e três mil 182 projectos, adianta a nota, recordando que foram assinados diversos acordos institucionais para fortalecer as micro, pequenas e médias empresas, visando gerar oportunidades, criar emprego e dinamizar o tecido empresarial nacional.
Ao longo da sua existência, o INAPEM consolidou-se como parceiro estratégico das empresas, tendo apoiado milhares de empreendedores na formalização, capacitação, acesso ao crédito, inovação e expansão dos seus negócios.
O INAPEM dá a conhecer que lançou, recentemente, o Programa Estratégico 2025-2027 e o ano formativo 2025-2026, iniciativas viradas a demonstrar a aposta contínua na formação, inovação digital e sustentabilidade, garantindo que as empresas continuem a ser o motor do crescimento económico e social de Angola.
Ressalta que os resultados alcançados devem-se ao empenho conjunto do Governo, parceiros institucionais e empresários e empreendedores, reiterando o seu compromisso em continuar a oferecer instrumentos, programas e serviços para a promoção da competitividade, resiliência e inclusão.
Na nota, o INAPEM assegura que vai continuar a renovar o seu compromisso em estar cada vez mais próximo das comunidades, fomentando o cooperativismo, incentivando a inovação digital e impulsionando projectos estratégicos para responder às necessidades nacionais.