Endiama vai implementar um projecto agro-industrial na Lunda-Norte


Luanda - A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) vai implementar um projecto agro-industrial nos municípios do Cuilo, Lóvua, Caungula e Cuango, na província da Lunda-Norte, com o foco, sobretudo, em cereais como arroz, soja e milho.
Segundo o Agroportal, citando o PCA da Endiama, José Ganga Júnior, a iniciativa vai ser financiada pela empresa estatal, sendo que já foram preparados cerca de mil hectares de para a sementeira inicial, que começa no próximo mês de Outubro.
A Endiama e o Governo Provincial pretendem transformar a Lunda-Norte num dos maiores pólos agrícolas do país, abastecendo o mercado local com alimentos processados e industrializados.
De acordo com Ganga Júnior, cerca de mil hectares já foram preparados para a semeadura inicial, que vai começar em Outubro de 2025.
O projecto, que tem uma meta de produção de 764.479 toneladas de produtos diversos, está a ser implementado ao longo da Estrada Nacional n.º 225, abrangendo 561 hectares em preparação para 237.803 famílias de agricultores, com o envolvimento de 426 associações e 702 cooperativas.
O programa da Endiama insere-se num contexto de iniciativas mais amplas para fortalecer a agricultura no Leste do país.
Em 2021, a estatal angolana e a empresa privada RGS Holding anunciaram um mega-projecto agro-industrial para as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.
Na ocasião, estimou-se que esse investimento criaria até 260 mil postos de trabalho directos (cerca de 165 mil apenas no sector Agrícola) e beneficiaria aproximadamente 1,6 milhão de pessoas.