Inaugurada fábrica de fertilizantes com capacidade para produzir cem mil toneladas


Luanda - Uma fábrica de fertilizantes e compostos, com capacidade para produzir 100 mil toneladas por ano, foi inaugurada, este sábado, no município do Saco Mar, província do Namíbe, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Denominada "Olombi", a unidade fabril resulta de um investimento privado de 19 milhões de dólares, saído da parceria entre a "Olombi Agronegócios, Lda" e a "Chinahyway", e destina-se a reforçar a produção agrícola na região do Sul do país.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, valorizou o investimento, reconhecendo que vai permitir ao país enfrentar o desafio da segurança alimentar, identificado como um dos pilares da economia nacional.
"A fábrica está alinhada aos desafios que se colocam ao país, sendo que assim Angola está a seguir o caminho da segurança alimentar, não apenas porque a economia precisa ser diversificada e os resultados são visíveis, mas porque está identificado no Plano de Desenvolvimento Nacional como um dos pilares do desenvolvimento da economia e da sociedade", sublinhou.
A fábrica, enfatizou, vai contribuir para o processo de diversificação da economia, pernitindo maior produtividade na agricultura familiar e empresarial, tendo ressaltadoque outros projectos estão a ser implementados no país, com foco na auto-suficiência para atender os produtores locais e exportar o excedente para países da região Austral do continente.
Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Gerência da "Olombi Agronegócios", Zhao Xiadon, disse que a construção da fabrica, cuja capacidade pode subir para 300 mil toneladas/ano, permitiu gerar, nesta primeira fase, 110 postos de trabalho.
Implantada numa área de 15 hectares, a empresa vai continuar a satisfazer as necessidades do país, contribuindo para a segurança alimentar e o combate a escassez de alimentos em Angola, adiantou Zhao Xiadon, revelando que, no quadro da sua responsabilidade social, a "Olombi" formou 33 jovens na China para garantir o desenvolvimento sustentável do país.
Visita ao aviário em Saco Mar
José de Lima Massano visitou, este sábado, um aviário, instalado no município do Saco Mar, na província do Namibe, que vai injectar no mercado pelo menos 21 mil ovos por dia.
O responsável do aviário, Adriano Silva, informou que a iniciativa, financiada no âmbito do PRODESI, tendo gerado 115 postos de trabalho.
O ministro de Estado visitou três naves, das 11 instaladas, tendo recebido explicação de que uma serve para a produção de ovos, com a capacidade de mais de duas mil e 500 aves, outra para três mil e 500 galinhas poedeiras, ao passo que a terceira nave tem como foco a produção de frango de corte com a capacidade de albergar cinco mil aves.
Deu a conhecer que o projecto teve um prazo de execução de dois anos, tendo sido financiado pelo banco BAI, no âmbito do PRODESI, na linha de financiamento do Aviso 10 do Banco Nacional de Angola.
Durante a sua estada no Namibe, o ministro de Estado para a Coordenação Económica visitou investimentos privados apoiados pelo produto financeiro “Transforma Aqui”, assim como uma reserva de rochas calcárias, com aproximadamente 350 hectares, que exploradas podem atrair maior investimento na província, aumento da arrecadação fiscal e maior empregabilidade aos jovens.
Constatou ainda o desenvolvimento de um investimento privado, com capacidade de produção de mais de 100 mil garrafas de vinho por ano, absorvida na sua maior parte pelo mercado angolano.
Visitou também as infra-estruturas em construção, no quadro do projecto de requalificação da baía de Moçâmedes, que decorrem no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), avaliado em mais de 650 milhões de dólares, cuja inauguração está inscrita nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
Durante a sua estada no Namibe, o ministro de Estado visitou a fábrica de tintas “Insi Tintas”, a fazenda Paulo Múrias e um promotor do programa “Transforma Aqui”, assim como a reserva de calcário do quilómetro 14, as obras de requalificação urbana de Moçâmedes e a baía de Moçâmedes, empresas de pesca "Sicopal e R&D", bem como manteve encontros com a classe empresarial.
Integraram a delegação chefiada por José de Lima Massano, o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, o Secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, João Nkosi, e responsáveis do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).