Economia

Economia


PUBLICIDADE

Standard Bank apoia campanha sobre uso responsável dos serviços financeiros

Assinatura de acordo
Assinatura de acordo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h43 16/09/2025 - Actualizado às 12h43 16/09/2025

Luanda - A Estratégia de Sustentabilidade 2023-2027 e da Política de Investimento Social Corporativo do Standard Bank Angola (SBA) prevê, entre várias tarefas, a promoção do uso responsável de serviços financeiros.

 Esta iniciativa pretende, ainda, apoiar mulheres e jovens empreendedores, fortalecer redes comunitárias e criar oportunidades de rendimento e autonomia económica, contribuindo directamente para quatro Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (1 - Erradicar a Pobreza; 4 - Educação de Qualidade; 5 - Igualdade de Género; 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico).

De acordo com o JA Online, para o cumprimento destas iniciativas, recentemente, o Standard Bank de Angola (SBA) e a Fundação Arte e Cultura (FAC) celebraram um acordo de parceria para a co-criação e implementação de programas de alfabetização de adultos, inclusão financeira e capacitação de pequenos negócios.

O protocolo foi assinado, em Luanda, num momento que reforçou o compromisso das duas instituições com o crescimento sustentável de Angola.

“Esta é uma parceria muito importante para o Standard Bank, que tem um compromisso muito forte com Angola. Estamos aqui hoje para cumprir este propósito de termos um ‘Pacto com Impacto’, e de estarmos envolvidos em projectos duradouros, com parceiros credíveis e rigorosos, porque nós temos um país para desenvolver", afirmou a directora de Sustentabilidade do Standard Bank Angola, Rosemarie Luís.

Sublinhou que "temos de fazer Angola crescer e ter um impacto duradouro, para que as nossas gerações possam estar aqui e desenvolver-se”.

No âmbito do protocolo, o SBA e a FAC comprometem-se a co-criar, co-gerir e monitorizar iniciativas conjuntas em três áreas prioritárias: alfabetização de adultos (programas de alfabetização funcional, oficinas temáticas e campanhas de sensibilização); inclusão financeira (formações em literacia financeira, orientação sobre produtos e serviços bancários, materiais educativos e consultorias financeiras); emprego e empreendedorismo (formações práticas em gestão, mentorias e incubação de negócios, apoio à formalização e acesso a crédito e mercados).

PUBLICIDADE