Coreia do Sul concede mais de mil milhões de dólares de empréstimos a Angola


Luanda - A Coreia do Sul concedeu a Angola dois empréstimos no valor de mil e 59 milhões de dólares, com base em dois acordos assinados, esta segunda-feira, em Luanda.
Os acordos foram assinados pela ministra angolana das Finanças, Vera Daves de Sousa, e pelo embaixador da Coreia do Sul acreditado em Angola, Kwang Jin Choi.
Com efeito, trata-se de um Acordo-Quadro relativo aos empréstimos do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico até 2028 e um Acordo de Empréstimo para o financiamento do Projecto de Instalações de Transformação de Peixe e de Armazenagem Frigorífica, com recursos do EximBank da Coreia do Sul.
A ministra das Finanças destacou que a assinatura dos acordos representa "um marco fundamental e simbólico no fortalecimento das relações bilaterais", reforçando o compromisso mútuo com o crescimento sustentável e o desenvolvimento socio-económico dos dois países.
Com o acordo ligado ao Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico, Angola pode aceder a mil milhões de dólares até 2028, enquanto o relativo ao Empréstimo vai disponibilizar 59 milhões de dólares para a execução do projecto de instalações de transformação de peixe e de armazenagem frigorífica.
O referido projecto visa a modernização do sector pesqueiro, promoção do processamento industrial e melhor aproveitamento dos recursos marinhos, bem como a redução do desperdício de pescado, através de melhores condições de armazenamento e conservação.
Além disso, irá contribuir para a segurança alimentar e nutricional, o que deverá aumentar a oferta de produtos processados de qualidade para consumo interno e exportação, adianta o JA Online citando a ministra das Finanças.
Vera Daves de Sousa sublinhou ainda que os acordos, de natureza concessional, permitirão financiar projectos estratégicos em áreas-chave, como infra-estruturas, energia, transportes, tecnologia, saúde e educação, promovendo a modernização e a diversificação da economia nacional.
Por seu lado, o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kwang Jin Choi, considerou o momento como significativo, pois assinala os 33 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e o seu país, quando, este ano, se assinalam os 50 anos da independência angolana e os 80 anos da libertação da pátria angolana.
Reafirmou o compromisso do Governo do seu país em continuar a cooperar para a solidez e o reforço das relações bilaterais com Angola.
Testemunhou a assinatura dos acordos o secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha dos Santos.