Angola recebe certificado de eficácia na segurança


Luanda - O Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) atribuiu a Angola, terça-feira, em Montreal (Canadá), o Certificado em Segurança da Aviação, como reconhecimento do progresso do país na implementação de um sistema eficaz de supervisão da segurança da aviação civil e aplicação dos padrões e práticas recomendadas pela organização.
Uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes indica que o certificado foi entregue a presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Amélia Domingues Kuvíngua, durante a quadragésima segunda sessão da Assembleia da OACI, a decorrer na capital canadiana.
O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu considerou que o reconhecimento internacional é um marco histórico para Angola e confirma que o esforço colectivo em reforçar a segurança da aviação está alinhado com os padrões globais mais exigentes.
Considerou ser também um estímulo para se continuar a implementar políticas sólidas e eficazes nos sectores estratégicos do país.
De acordo com a nota, os resultados obtidos por Angola na auditoria internacional de segurança da aviação civil, realizada entre 16 e 25 de Junho deste ano, foram de 83,14 por cento, acima da média africana (66,70 por cento) e da média global (72,01 por cento).
Este resultado, adianta a nota, confirma que Angola superou a meta do Plano Global de Segurança da Aviação da OACI, que estabelece os 75 por cento de Implementação Efectiva dos oito elementos críticos avaliados.
"Face à auditoria de 2017 (46,85 por cento), a progressão é significativa e traduz um reforço efectivo do sistema nacional de supervisão da segurança da aviação”, sublinha a nota do Ministério dos Transportes.