ROCHAS ORNAMENTAIS
Pólo de desenvolvimento impulsiona indústria de rochas ornamentais no Namibe

15/09/2025 11h15
Luanda - O Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, em construção na província do Namibe, vai impulsionar a sua indústria e criar um ecossistema para atrair empresas do sector, afirmou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Na visita que realizou as obras, na semana finda, adiantou ser preciso também interagir com outros sectores para, em conjunto, facilitar a vida dos empresários nos financiamento e na criação de condições para que o potencial, em termos de recursos, seja aproveitado, através da sua exploração e transformação.
Por seu lado, um dos responsáveis da empreitada, Filipe Oliveira, deu a conhecer que, desde o lançamento da primeira pedra, em Fevereiro de 2025, foram realizados estudos geotécnicos, levantamentos topográficos e análises geofísicas, para identificação de aquíferos, além da delimitação dos lotes e arruamentos.
O empreendimento, referiu, vai contemplar três blocos principais, sendo um laboratório de investigação, um moderno centro de convenções e uma ampla área expositiva, com capacidade para 70 stands.
O Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais do Namibe inclui ainda alojamento para 24 estudantes, zonas comerciais e um posto policial, reforçando a vocação formativa, científica e comercial da infra-estrutura.
A empreitada está a cargo da empresa Telhabel, que já instalou o estaleiro e mobilizou cerca de 50 colaboradores que estão engajados na obra.
A localização privilegiada assegura a conectividade directa à linha férrea do Namibe e vai contar ainda com um porto seco, instituições bancárias, áreas comerciais e a administração tributária, criando um ecossistema favorável à dinamização económica regional.
Na visita ao projecto, o ministro Diamantino Azevedo foi acompanhado pelo governador do Namibe, Archer Mangueira, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, quadros do sector e representantes do Governo Provincial.
O ministro visitou também algumas empresas do sector das rochas ornamentais e manteve um encontro com empresários da província do Namibe, visando reforçar parcerias locais e acelerar o desenvolvimento das cadeias produtivas ligadas aos recursos naturais.