COOPERAçãO BILATERAL
Angola e Turquia analisam cooperação em projectos de petróleo e gás

17/09/2025 14h44
Luanda – A possibilidade da cooperação financeira em projectos estratégicos ligados à mineração, ao petróleo e gás foi um dos assuntos que marcou o encontro entre o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, e o CEO do Eximbank da Turquia, Ali Guney.
O encontro, que teve lugar segunda-feira, em Istambul, também se focou em mecanismos de crédito e garantias, para apoiar investimentos de empresas turcas em Angola, bem como parcerias internacionais com participação angolana, segundo uma nota distribuída à imprensa na terça-feira.
Na ocasião, o governante angolano, que se encontra em visita nesse país, reafirmou o compromisso de Angola em atrair capital e tecnologia para acelerar a diversificação económica.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Eximbank da Turquia, Ali Guney, manifestou abertura para apoiar iniciativas que reforcem as relações bilaterais.
Essa foi a segunda vez que o CEO do Eximbank da Turquia se reúne com autoridades angolanas, depois do encontro de Agosto último com o embaixador de Angola na Turquia, João Salvador dos Santos Neto.
O Eximbank da Turquia é a agência oficial de crédito à exportação do governo turco e o principal instrumento de incentivo à exportação do país.
Tem uma linha de crédito de mais de 4 mil milhões de dólares em vários projectos a nível internacional, dos quais 1,5 mil milhões estão virados para projectos de desenvolvimento de países africanos, um compromisso na relação Turquia-África.
Um dos grandes objectivos do Eximbank da Turquia é contribuir para o monitoramento de políticas de exportação equilibradas, saudáveis e competitivas internacionalmente.
Na sequência da sua visita à Turquia, o ministro Diamantino Azevedo reuniu-se igualmente com o corpo directivo da empresa turca Tosyali Holding, que está a frente do projecto de exploração de minérios na província do Namibe, com o objectivo de avaliar o grau de execução do projecto e ensaiar e implementar novas etapas desta parceria empresarial.
A reunião integrou, igualmente, a agenda de contactos institucionais e empresariais da visita de trabalho do governante angolano à Turquia, que chefia a delegação multissectorial composta ainda pelo secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, o embaixador de Angola na Turquia, João dos Santos Neto, o PCA da Sonangol, Sebastião Martins, e directores dos Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Energia e Águas e dos Transportes.