Economia

Economia


PUBLICIDADE

Luanda acolhe semana mundial do investidor

Administrador Executivo do CMC, Vasco Januário
Administrador Executivo do CMC, Vasco Januário Imagens: DR

Vinisia Mateus

Publicado às 13h17 07/10/2025 - Actualizado às 13h17 07/10/2025

Luanda - Luanda acolhe desde segunda-feira até ao dia 12 de outubro, a semana mundial do investidor, uma iniciativa que visa promover o turismo entre os agentes económicos, estudantes e sociedade em geral.

A iniciativa visa também melhorar os níveis de literacia financeira por via de webinars, painéis de debate, entrevistas e outras actividades voltadas a poupança.

No discurso de abertura do certame, o administrador executivo da Comissão do Mercado de Capitais, Vasco Januário, disse que o evento tem como objectivo discutir temas ligados a educação financeira dos investidores e como eles devem se posicionar no mercado financeiro.

Sublinhou que é preciso que os investidores quando actuam nos mercados financeiros tenham a devida protecção, de modo a confiarem no mercado e a sua aplicação.

Vasco Januário chama atenção para o mau uso das tecnologias e da necessidade de se elevar os níveis de educação financeira a nível do país. “Começamos a ter uma actuação por via do digital, principalmente de plataformas estrangeiras, aí a necessidade de divulgarmos as informações para se evitar burlas e fraudes fiscais”, frisou.

Por seu lado, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva referiu que é necessário que os jovens nas instituições se tornem consumidores conscientes dos seus direitos.

“Os jovens que hoje estão a estudar nas nossas instituições serão futuros profissionais consumidores produtor, empregadores e esta actividade social exige que cada um consiga posicionar-se do ponto de vista financeiro, isto é, como gastar o seu rendimento, como aplicar parte desse rendimento, para que possa garantir a sua sustentabilidade financeira” afirmou.

A semana mundial do investidor decorre sob o lema “Tecnologia e financeiras Digitais, Inteligência Artificial e Prevenção de fraudes e burlas”.

PUBLICIDADE