Economia

Economia


PUBLICIDADE

Emitidos 1,75 mil milhões de Eurobonds para Angola

 Ministério das Finanças
Ministério das Finanças Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h52 10/10/2025

Luanda – Uma emissão de Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares foi realizada no regresso de Angola ao mercado internacional, depois da última, em 2022.

Uma nota do Ministério das Finanças, datada de terça-feira, indica que a transacção foi estruturada em duas tranches, sendo uma de mil milhões de dólares, com maturidade de cinco anos (2030), e outra de 750 milhões de dólares com maturidade de dez anos (2035), com taxas de cupão semestral de 9,25 e 9,78 por cento, respectivamente.

Segundo esclarece a nota, o livro de ordens registou intenções de investimento no valor de seis mil milhões de dólares, demonstrando a credibilidade e a confiança dos mercados internacionais na economia angolana.

Esta é a primeira emissão da dívida soberana desde 2022, quando Angola captou 1,75 mil milhões de dólares.

Angola estreou-se no mercado internacional de capitais em 2015, com a operação “Palanca I”, que captou 1,5 mil milhões de dólares, seguida de novas emissões, em 2018 (3,5 mil milhões de dólares), e, em 2019 (3 mil milhões USD), distribuídos em duas tranches.

Os Eurobonds são títulos de dívida denominados em uma moeda diferente daquela do país ou mercado em que são emitidos, sendo subscritos por uma união internacional de bancos e distribuídos em diversos países.

As emissões de Eurobonds visam diversificar as fontes de financiamento, optimizar a gestão da dívida pública e contribuir para o equilíbrio orçamental, em alinhamento com a percepção de risco do país e com a conjuntura económica global.

PUBLICIDADE