Leilão de 36 pedras de diamantes rende 16,88 milhões de dólares


Luanda – O leilão de 36 pedras especiais de diamantes brutos, realizado de 30 de Setembro a 07 do corrente mês, rendeu 16,88 milhões de dólares, mais 9,14 por cento do valor esperado.
Realizado pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM), este décimo quinto leilão contemplou diamantes das sociedades mineiras de Somiluana, Lulo, Kaixepa, Mussende, Chitotolo, Calonda e Catoca, totalizando mil 529,8 quilates.
Do valor arrecadado, 791 mil dólares pertencem à Somiluana, 7,08 milhões ao Lulo, 726,7 mil à Kaixepa, 1,06 milhão ao Mussende, 1,3 milhão ao Chitotolo, 808 mil à Calonda e 5,12 milhões à Catoca.
As licitações foram submetidas por via electrónica,numa plataforma online, tendo participado 38 empresas a representar as principais praças e centros mundiais de comercialização de diamantes.
O administrador executivo da SODIAM, José Silva, disse que o mercado global de diamantes tem registado uma tendência negativa, em termos de procura e preços, influenciada por factores externos à indústria e à economia mundial.
Sublinhou que, devido à especificidade de algumas das pedras colocadas a venda, o resultado foi relativamente melhor do que o previsto.
Salientou que o formato actual dos leilões, realizados ao abrigo do Decreto Presidencial 175/18, de 27 de Julho, tem reforçado a confiança das sociedades mineiras e dos compradores, pela transparência do processo.
Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização e exportação de toda a produção de diamantes de Angola.
Os diamantes comercializados resultam de 27 produções kimberlíticas e aluvionares, abrangendo todo o espectro de qualidade, tamanho, modelo, pureza e cor.