Economia

Economia


PUBLICIDADE

União Europeia disponibiliza 50 milhões de euros para Corredor do Lobito

Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica.
Bandeiras da União Europeia na sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica. Imagens: Arquivo Reuters/Yves Herman/Direitos reservados

Redacção

Publicado às 12h13 12/10/2025

Luanda – A União Europeia (UE) aprovou a disponibilização de 50 milhões de euros para financiar projectos agrícolas, ao longo do Corredor do Lobito, no quadro do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).

O acordo de financiamento, firmado entre o projecto Agri-Investe e a Comissão Europeia, foi testemunhado pelo ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, que integrou a delegação angolana que participou na segunda edição do Fórum Global Gateway, em Bruxelas (Bélgica), indica uma nota de imprensa.

De acordo com a nota, o montante destina-se a criar infra-estruturas produtivas, logísticas, de irrigação e de desenvolvimento rural integrado, assim como a reabilitação de estradas rurais e o desenvolvimento de sistemas de educação, ensino e investigação na periferia da linha férrea que atravessa a província de Benguela.

O financiamento será operacionalizado pelo projecto Agri-Investe que também se vai encarregar da promoção das exportações e integração da agricultura familiar nas cadeias de mercado.

O projecto deverá também alavancar a integração e o desenvolvimento directo das comunidades e actores locais que poderão servir de mola impulsionadora para o desenvolvimento da região.

PUBLICIDADE