Economia

Economia


PUBLICIDADE

Empresa holandesa assegura financiamento de 15 milhões de euros para Corredor do Lobito

Corredor do Lobito
Corredor do Lobito Imagens: RFI

Redacção

Publicado às 12h13 12/10/2025 - Actualizado às 12h13 12/10/2025

Luanda – Um financiamento de 15 milhões de euros está garantido pela instituição financeira dos Países Baixos “Invest International”, para apoiar a implementação da Plataforma Logística da Caála (provincial do Huambo).

O financiamento, enquadrado na parceria entre os governos de Angola e dos Países Baixos e no âmbito da iniciativa Global Gateway 2025, foi formalizado, em Bruxelas.

Na ocasião, à margem da segunda edição do Fórum Global Gateway, o presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola, Catarino Fontes Pereira, recebeu das mãos da directora-geral da instituição dos Países Baixos, Melanie Geesteranus, o instrumento que oficializa a disponibilização do financiamento, a partir de 2026.

Assistiram a cerimonia o vice-ministro para a Cooperação Internacional dos Países Baixos, Steven Collet, e o secretário de Estado para os Transportes Terrestres de Angola, Jorge Bengue Calumbo.

Com um custo total estimado em 35 milhões de dólares, o projecto da Plataforma Logística da Caála é considerado um elemento chave para o fortalecimento do Corredor do Lobito e para a inserção de Angola nos mercados internacionais, com destaque para a exportação de produtos agrícolas, como o abacate e outras frutas tropicais.

Mais de metade do financiamento necessário para o projecto está já assegurado pelo projecto Diversifica Mais, iniciativa do Executivo angolano financiada pelo Banco Mundial, com foco na diversificação da economia e fortalecimento das cadeias logísticas e de valor.

A Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola é a entidade responsável pela regulação e supervisão do sector logístico nacional, visando promover uma rede eficiente que impulsione a produção interna e a diversificação económica.

Por seu lado, a Invest International é uma instituição financeira público-privada, sob tutela do Ministério das Finanças e do Banco de Desenvolvimento dos Países Baixos, criada, em 2021, para apoiar a internacionalização de empresas holandesas e parcerias com países em desenvolvimento, através de soluções de financiamento estruturado.

PUBLICIDADE