Angola e Banco Mundial abordam reforço de cooperação


Luanda - Angola e o Banco Mundial abordaram, na última terça-feira, em Washington, o reforço da cooperação, nos domínios da energia, infra-estruturas e diversificação económica.
A abordagem foi feita entre o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e o vice-Presidente Regional do Banco Mundial para a África Oriental e Austral, Ndiame Diop, durante um encontro à margem das reuniões anuais entre os grupos do Banco Mundial e do FMI, soube o JA Online.
Na ocasião, as duas entidades analisaram, igualmente, as reformas em curso para a sustentabilidade fiscal e atracção de investimento privado.
Por sua vez, o representante do Banco Mundial elogiou as autoridades angolanas pelos progressos alcançados na estabilização macroeconómica e no desenvolvimento de infra-estruturas.
Destacou, também, as iniciativas em execução como os projectos de transmissão de energia e o Corredor do Lobito, considerado pelo Banco como um modelo de integração regional e crescimento inclusivo.
O Banco Mundial reiterou o compromisso de continuar a apoiar Angola através de instrumentos financeiros inovadores, incluindo a Facilidade de Preparação de Projectos (PPF) e o Quadro Financeiro para a Inovação (FFI) destinados a melhorar o acesso a recursos concessionais e optimizar as condições de financiamento no mercado.
Por seu lado, Victor Hugo Guilherme reiterou o empenho do Governo em prosseguir com as reformas estruturais e aprofundar a cooperação com o Banco Mundial para acelerar a criação de empregos, melhorar o acesso à energia e consolidar a posição de Angola como pólo de crescimento regional.
Ambas as partes concordaram, ainda, em manter um diálogo estreito na preparação da visita do Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, a Angola, prevista para o final de Novembro deste ano.