TAAG deixa de operar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro


Luanda – A TAAG - Linhas Aéreas de Angola realiza hoje, sábado, os últimos voos internacionais, no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, passando a operar, a partir de domingo (19), no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), na província de Icolo e Bengo.
Segundo a programação da companhia angolana de bandeira, o primeiro voo sai do 4 de Fevereiro às 18h30, com destino a Joanesburgo, África do Sul, enquanto a última aeronave deixa Luanda às 23h50, com destino a Lisboa.
Além desses dois destinos, neste sábado, o programa reserva ainda os voos Luanda/Lagos – 20h50 e Luanda/Nairobi – 23h20.
Com estas operações, a TAAG põe fim a uma relação histórica de mais de 70 anos com o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, tornando-se na companhia que vai estrear o AIAAN, com o primeiro voo internacional proveniente de Joanesburgo (África do Sul), que aterrará às 03h30 deste domingo, dia 19 de Outubro.
O itinerário de domingo inclui, igualmente, o voo de Lagos (Nigéria)/AIAAN, às 04h45, Lisboa (Portugal)/AIAAN (06h35), Nairobi (Quénia)/AIAAN (08h00) e Lisboa/AIAAN (16h45).
Quanto às saídas, no mesmo dia, a primeira aeronave sai do AIAAN (Neto Bom Jesus) às 09h00, com destino a Cape Town (África do Sul), enquanto o último voo deixa Icolo e Bengo às 23h50, com destino a Lisboa.
O programa reserva também as rotas Neto Bom Jesus/Lagos (09h20), Neto Bom Jesus/Maputo (09h30), Neto Bom Jesus/Maputo (09h30), Neto Bom Jesus/Windhoek (09h45), Neto Bom Jesus/Joanesburgo (09h55), Neto Bom Jesus/São Paulo (10h35), Neto Bom Jesus/Lisboa (13h00), Neto Bom Jesus/Cape Town (18h30) e Neto Bom Jesus/Lisboa (23h50).
Com este passo, a companhia angolana de bandeira conclui a transferência de voos para o novo aeroporto, processo que teve início em Novembro de 2024, com os voos domésticos nas rotas Icolo e Bengo/Cabinda/Icolo e Bengo/Soyo (Zaire), Icolo e Bengo/Saurimo (Lunda-Sul), Icolo e Bengo/Ondjiva (Cunene) e vice-versa.
Antes disso, decorreu um processo de certificação ou acreditação de transferência junto das autoridades angolanas, tendo sido gradual a fase de transferência de voos.
Com isso, a companhia considera que essa operação assinala a conclusão do processo faseado de transição e representa um marco histórico no ecossistema da aviação civil no país.
A TAAG, fundada em 1938, actualmente voa para 12 destinos domésticos e 13 internacionais. Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza o transporte de carga, um serviço cada vez mais importante para o desenvolvimento do ecossistema local.
Na sequência, a Emirates (companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos) prevê ser a segunda operadora a transferir os seus voos do Aeroporto 4 de Fevereiro para o AIAAN, até ao final deste mês (Outubro).
A par da TAAG e da Emirates, operam em Angola, a Ethiopian Airlines, Air Marrocos, AirLink, TAP (Air Portugal), Air France, Fly Emirates, Qatar Airways e Lufthansa (Alemanha).