TURISMO

Aberta Bolsa Internacional de Turismo de Angola

Zona turística em Angola - DR
Zona turística em AngolaImagem: DR

06/10/2025 13h22

Luanda - O ministro do Turismo, Márcio Daniel, disse, esta segunda-feira, em Luanda, que o Executivo pretende capacitar os operadores turísticos para criarem roteiros inovadores, apelativos e alinhados às expectativas dos mercados internacionais.

Ao discursar na abertura Bolsa Internacional de Turismo de Angola (BITUR) 2025, que decorre sob o lema “Conectando Angola ao Mundo, Márcio Daniel sublinhou que o evento surge como uma oportunidade para alinhar visões, partilhar conhecimento e elevar o nível de preparação dos operadores turísticos.

Sobre a BITUR Angola 2025, sublinhou que o evento é um movimento de afirmação nacional, para cooperação firme no caminho da diversificação da economia angolana, servindo como plataforma para o desenvolvimento, promoção e integração do turismo angolano.

Na ocasião, disse que, durante o evento, vai ser apresentado o programa “Visit Angola – Ritmo da Vida” como destaque principal da feira, na perspectiva de se fazer sentir o pulsar autêntico das culturas, paisagens e povos de Angola, revelando que, no próximo ano, Angola vai participar em feiras internacionais de turismo para levar ritmo, energia e as suas potencialidades.

Reconheceu que o sector precisa de interlocutores mais representativos, activos e conectados à realidade dos operadores, com associações fortes e organizadas, capazes de defender os interesses de todos e de construir pontes entre os profissionais, o governo e os investidores.

Realçou que Angola ocupa uma posição estratégica na ONU Turismo, por ser membro do Conselho Executivo, órgão máximo de decisão da organização, ocupando a vice-presidência da Comissão para África da ONU Turismo, sendo ainda membro do Comité para Formação On-line.

Revelou estar em fase avançada a preparação da criação da Academia de Turismo, como um centro de excelência formativa para atribuir o selo de qualidade da ONU Turismo à formação e capacitação técnico-profissional executada pelo sector.

O programa da BITUR Angola 2025, a decorrer durante dois dias, inclui exposições, actividades culturais, sessões de networking e o Fórum BITUR, assim como quatro painéis temáticos, nomeadamente “Turismo Regional e Integração: Da Visão à Acção”, “Hotelaria, Gastronomia e Hospitalidade”, “Marketing Territorial – Posicionar Angola no Mundo” e “Investimento e Financiamento”.

No decurso da BITUR realiza-se a Feira de Turismo, reunindo operadores, hotéis, companhias aéreas, agências de viagens, artesãos e representantes culturais de Angola e de outros mercados, visando estimular parcerias, captar investimento e apresentar inovações do sector.

Secretária Geral da ONU Turismo assiste abertura da BITUR

A secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Nasser Al Nowais, enalteceu, esta segunda-feira, em Luanda, o potencial turístico de Angola e o seu papel estratégico no desenvolvimento sustentável do sector em África.

Abordada no âmbito da abertura da Bolsa Internacional de Turismo de Angola, afirmou que Angola é exemplo proeminente de um país que está a desvendar o seu potencial e a construir um sector turístico dinâmico.

Sublinhou o compromisso do seu mandato em posicionar África como o futuro do turismo global, realçando que a intenção é "ajudar o mundo a reconhecer África como o futuro do turismo global”, protegendo o seu rico património e promovendo a inovação digital.

O certame encerra com a entrega de certificados e recomendações estratégicas, conferindo à BITUR 2025 um carácter prático e orientado para a acção, havendo ainda mostras gastronómicas e actividades culturais.

Mais lidas


Últimas notícias