TRANSPORTAçãO

Presidente da República inaugura terminais mineraleiro e de contentores no Namibe

Presidente da República, João Lourenço, inaugura terminal do Porto do Namibe - Celestina Zola
Presidente da República, João Lourenço, inaugura terminal do Porto do NamibeImagem: Celestina Zola

10/10/2025 13h21

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, esta sexta-feira, os terminais mineraleiro de Sacomar e de contentores do Porto do Namibe, num investimento orçado em 600 milhões de dólares, financiados pelo Japão.

João Lourenço encontra-se na cidade de Moçamedes (província do Namibe), desde quinta-feira, ido de Bruxelas (Bélgica), onde discursou na segunda edição do do Fórum Global Gateway, na qualidade de Presidente em exercício da União Africana.

As obras tiveram início em 2022 e ficaram concluídas em Setembro último.

De acordo com o Governador do Namibe, Archer Mangueira, com a entrada de funcionamento destas infra-estruturas a província torna-se uma porta de entrada de oportunidades na integração comercial regional.

Por seu lado, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, referiu que a modernização da baía de Moçâmedes, vai promover a circulação de pessoas e mercadorias e alavancar o Corredor Sul.

Ricardo D'Abreu anunciou para breve o lançamento do concurso público internacional para a gestão dos Caminhos de Ferro de Moçamedes (CFM), de modo a criar um corredor ferroviário moderno.

Recorde-se que, na última quarta-feira, a frota do Porto do Namibe foi reforçada com quatro novas embarcações, sendo dois rebocadores e duas lanchas, para reforçar a capacidade operativa e a segurança marítima da empresa.

Até a sua conclusão, os obras dos terminais mineraleiro de Sacomar e de contentores permitiu criar cerca de mil e 500 empregos directos.

Durante a sua estada no Namibe, o Presidente da República inaugura ainda o Cine Estúdio Namibe, completamente remodelado, pelo consórcio que liderou as obras dos dois terminais. 

Mais lidas


Últimas notícias