BANCA

Delegação angolana participa nas reuniões anuais do Banco Mundial e do FMI

FMI - DR
FMIImagem: DR

13/10/2025 12h44

Luanda – O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, chefia a delegação angolana que participa, a partir desta segunda-feira, em Washington (Estados Unidos da América) nas reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Integram a delegação o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, o governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, assim como altos funcionários do Ministério dos Transportes e da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

A delegação angolana vai participar numa reunião com o Banco Mundial, que visa avaliar o estado de implementação da carteira de projectos e dar seguimento à revisão conjunta, realizada entre 05 e 06 de Agosto último, incluindo a análise sobre o estabelecimento da Unidade de Investimento Privado Central.

Está também prevista a realização da reunião do Caucus Africano com o presidente do Banco Mundial, bem como a participação de Angola no encontro de ministros e governadores do G24, dedicado ao tema “Reforçar a resiliência Interna num mundo propenso a choques”.

A delegação vai ainda numa sessão destinada aos países da África Austral e Oriental, altamente, vulneráveis a choques climáticos, centrada no tema “Proteger os meios de subsistência e empregos com soluções de financiamento escaláveis e seguros contra riscos de catástrofes em África”.

Consta também da agenda, a discussão sobre o financiamento de projectos de infra-estrutura e de gás em curso, nomeadamente o ferroviário Luena-Saurimo e o do cabo eléctrico Cabinda-Soyo.

As altas autoridades angolanas têm também agendada reunião com os administradores da International Finance Corporation (IFC) responsáveis pelo continente africano, para abordar as operações da instituição em Angola e explorar possíveis iniciativas futuras.

A decorrerem até dia 18 do corrente mês, as reuniões anuais envolvem intervenientes da esfera económica e financeira internacional em diversas sessões de alto nível, dirigidas a ministros das finanças e governadores de bancos centrais, na busca de possíveis soluções para reanimar a economia global e erradicar a fome e a pobreza no mundo.

Os participantes discutem questões ligadas a perspectiva económica mundial, desenvolvimento económico e eficácia da ajuda internacional, assim como abordam a erradicação da pobreza e promoção da prosperidade partilhada, analisando a eficiência do financiamento.

Durante as reuniões, estão previstas sessões de trocas de experiências entre responsáveis de bancos centrais, ministros das finanças, representantes do sector privado, da sociedade civil e académicos para partilha de conhecimentos.

Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a consolidar a sua relação com as duas instituições, através de programas específicos orientados para a melhoria da gestão e consolidação das contas nacionais, aperfeiçoamento dos mecanismos de investimento e promoção do crescimento económico e social do país.

As reuniões do Banco Mundial e do FMI ocorrem duas vezes por ano, envolvendo representantes de Governos, bancos centrais, sector privado e sociedade civil, para debater questões sobre a economia global, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento.

Entre os objectivos das reuniões constam promover a cooperação económica e comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros, com vista a ajudar e equilibrar as suas balanças de pagamento.

Mais lidas


Últimas notícias