FLORESTAS
Plantadas mais de um milhão 533 mil árvores num polígono florestal no Huambo

23/10/2025 11h21
Luanda – Um milhão 533 mil 180 árvores das espécies eucaliptos e pinheiros foram plantados, entre 2017 e 2024, no polígono florestal do Sanguengue, no município do Cachiungo (província do Huambo), no quadro da reflorestação em curso na região.
Fonte ligada aos trabalhos de repovoamento e exploração do polígono, disse à imprensa que as árvores estão plantadas numa área de mil 380 hectares, e muitas delas estão na fase de corte.
A fonte adiantou que estão a desenvolver no local um projecto agro-florestal, através do Ministério da Agricultura e Florestas, que inclui a criação de condições para que a população cultive mandioca, milho, fruteiras, entre outros, ao redor de cada eucalipto plantado.
Por sua vez, o director do gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas do Huambo, João Lara Hotalala, apelou aos empresários para um maior esforço na actividade e na formação de jovens, numa altura que está garantido o apoio institucional do Governo, visando o repovoamento florestal da região.
Disse que as empresas devem fornecer mudas de diversas espécies às comunidades, para se criar polígonos florestais e pomares, com vista a se evitar conflitos e problemas de ocupação ilegal de terras.
Segundo se soube, a empresa Esplendor Florestal actua na plantação, exploração e transformação dos polígonos florestais, nos municípios do Cachiungo, Tchinjenje e Cuima (província do Huambo) e Babaera e Ganda (Benguela).
O polígono florestal do Sanguengue tem aproximadamente nove mil e 600 hectares de área de plantio.
A província do Huambo, com diversas zonas florestais nativas, possui os polígonos florestais do Cuima, Sanguengue (Cachiungo) e Mundundo (Ucuma).