BCI
BCI lança Pacote Estudante para apoiar jovens universitários

23/10/2025 12h08
Luanda - O Banco de Comércio e Indústria (BCI), em parceria com o Cartão de Estudante Universitário Unene (CEU) e a Viva Seguros, lançou quarta-feira, em Luanda, o Pacote Estudante, uma iniciativa que visa promover a inclusão financeira e reforçar o apoio à formação académica dos estudantes universitários angolanos.
A cerimónia, realizada no ISPTEC, contou com a presença do ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente, e do administrador executivo do BCI, Jardel Duarte, além de representantes das instituições parceiras.
Segundo notícia do JA Online, o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente, destacou a importância da parceria entre o sector bancário e o académico como uma via para aproximar o conhecimento das oportunidades práticas e financeiras.
“Acredito que este acrónimo serve bem, porque costumamos dizer que, naquilo que deve ser a nossa profissão e o nosso percurso como estudantes, o céu deve ser o limite. Isso traduz a ideia de que o espaço é infinito e que todo o nosso potencial deve ser estimulado e desenvolvido”, afirmou.
O governante encorajou os estudantes a acreditarem em si mesmos e a fazerem do novo pacote uma ferramenta de apoio à sua caminhada.
“Acreditem em vocês, acreditem no vosso potencial. O CEU foi feito a pensar em cada estudante universitário, nos vossos desafios e sonhos. Que seja usado com responsabilidade, com visão de futuro e com o orgulho de quem está a construir o amanhã”, frisou.
“O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação reafirma aqui o seu compromisso com políticas que aproximem o conhecimento, a tecnologia e o bem-estar da juventude angolana, por um ensino moderno, mais justo e mais próximo das necessidades reais dos nossos jovens”, sublinhou.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do BCI, Valdemir Ferraz, disse que o lançamento do Cartão Universitário BCI representa um compromisso sólido com o futuro do país e a valorização da juventude angolana.
“Vivemos num tempo em que o saber é o verdadeiro capital. Para nós, no BCI, investir na juventude é investir no desenvolvimento sustentável de Angola. Este cartão vai muito além da função bancária é um símbolo de confiança, economia e valorização do conhecimento”, afirmou.
Segundo Valdemir Ferraz, o Cartão Universitário BCI é mais do que um produto bancário, é uma ferramenta de inclusão e crescimento pessoal. “Facilita o acesso aos serviços bancários, incentiva a poupança e apoia a gestão responsável da vida académica e profissional”.
Salientou ainda que o banco mantém uma ligação profunda com o meio académico, materializada no Programa de Bolsas de Estudo de Excelência, que já beneficiou 341 jovens de universidades públicas e privadas.
Ao falar sobre os benefícios do Pacote Estudante, o Administrador Executivo do Banco de Comércio e Indústria (BCI), Jardel Duarte, explicou que o novo cartão foi concebido com foco na praticidade e nas necessidades reais dos estudantes universitários.
“Temos aqui o Pacote Estudante, indicado exclusivamente para estudantes universitários de Angola, em parceria com o Cartão de Estudante Universitário Unene (CEU) e a Viva Seguros. É um produto de múltipla funcionalidade que traz benefícios concretos para os estudantes”, disse.