AIPEX realiza missão técnica a França
Luanda – A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) realiza, de 17 a 21 do corrente mês, uma missão técnica a França, enquadrada na acção de diálogo e estratégia combinada de exportação e investimento no sector agro-industrial.
Uma nota de imprensa indica que a missão está inserida no programa Diálogos União Europeia/Angola, tendo sido organizada em parceria com a Business France e com apoio da União Europeia, visando reforçar as relações comerciais e de investimento.
Segundo a nota, com a missão pretende-se fortalecer as capacidades institucionais da AIPEX e promover a adopção das boas práticas europeias na promoção de exportações e na atracção de investimento directo estrangeiro.
Durante os cinco dias, a delegação da AIPEX participa em sessões de trabalho e formações com equipas da Business France, abordando temas ligados ao acompanhamento e fidelização de investidores internacionais, inteligência económica e prospecção de oportunidades, colaboração entre agências e regiões para a promoção do investimento.
Está igualmente prevista a participação em abordagens sobre a promoção integrada dos sectores agro-industrial e tecnologia limpa, assim como reuniões na sede da Business France, em Paris, e participação num evento, denominado “Ambition Africa 2025”, que reúne líderes empresariais africanos e europeus.
Visitas técnicas a Marselha e ao mercado internacional de Rungis, o maior centro de distribuição de produtos agro-alimentares frescos da Europa constam do programa.
A missão técnica tem um foco especial o sector agro-industrial, prioritário para Angola, em termos de exportações e atracção de investimento, representando a segunda fase de um processo de cooperação iniciado em Angola, em Setembro passado, que visa a definição de estratégias para a promoção económica e comercial de Angola na Europa.
A Business France é a agência ao serviço da internacionalização da economia francesa, sendo responsável pelo desenvolvimento internacional das empresas e das suas exportações, bem como pela prospecção e acolhimento de investimentos estrangeiros em França.
Está prevista a assinatura de uma declaração de parceria entre a AIPEX e a Business France, fortalecendo a cooperação entre Angola e a União Europeia em prol de um crescimento económico sustentável.