Banco Europeu investe 10 biliões de euros em projectos africanos
Luanda - O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento tem investidos pelo menos 10 biliões de euros em projectos em África, assegurou, esta segunda-feira, em Luanda, a presidente da instituição, Odile Renaud-Basso.
Ao falar sobre os investimentos em África, no oitavo Fórum de Negócios enquadrado na sétima Cimeira União Africana-União Europeia, salientou que os projectos de investimento têm contribuído para gerar novas habilidades e novos empregos nos dois continentes.
Referiu que a sua instituição oferece uma vasta gama de instrumentos que asseguram a equidade e garantia para diversificar os projectos apoiados pelo banco, além de investir em ferramentas de mitigação de riscos que contribuam para um investimento mais inteligente.
Mostrou-se disponível para a partilha de riscos e capacidade técnica, apesar do banco ser sustentado pelas garantias, pelo financiamento de doadores e capital privado.
Sublinhou que o financiamento é essencial, mas não é suficiente, pois é preciso reformas políticas e um ambiente propício para que a tecnologia e biotécnica proporcionem um ambiente ideal para o desenvolvimento e sustentabilidade.
Odile Renaud-Basso defendeu a necessidade de se apoiar os empreendedores, com a facilitação do acesso às plataformas de investimento.
Com pelo menos 600 participantes, entre líderes empresariais, investidores e governantes de África e da Europa, o fórum visou promover a cooperação económica e o investimento entre os dois continentes, explorar oportunidades, apresentar projectos e identificar resultados para desbloquear mais financiamento.
O evento envolve a realização de painéis de alto nível sobre financiamento, ligações digitais, transportes e logística.