Destacado Corredor do Lobito para o desenvolvimento regional
Luanda - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu, esta segunda-feira, em Luanda, a importância do Corredor do Lobito para o desenvolvimento dos mercados africanos.
Ursula von der Leyen, que falava no oitavo Fórum Empresarial realizado no quadro da sétima Cimeira União Africana-União Europeia, adiantou que a União Europeia apoia o Corredor do Lobito, através de financiamentos e cooperação enquadrados na iniciativa Global Gateway.
Revelou que o investimento europeu está focado em infra-estruturas e em projectos específicos nas áreas da agricultura, formação profissional e ecoturismo, visando reforçar a integração económica da região e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Destacou que o apoio financeiro da União Europeia ao Corredor do Lobito já ultrapassa os 2 mil milhões de euros, combinando financiamentos de instituições europeias e de empréstimos.
Segundo Ursula von der Leyen, ao apoiar o projecto do Corredor do Lobito, a União Europeia iniciou uma colaboração com as famílias angolanas e empresas europeias para oferecerem programas de treinamento, auxiliando as empresas locais a se adequarem aos padrões europeus e a ampliar a sua capacidade de exportação.
Ressaltou o facto de, no decurso desta semana, realizar-se a primeira exportação de abacate angolano, partindo do Lobito com destino a Europa, iniciativa que demonstra o intercâmbio comercial global pode ser um catalisador para o crescimento local.
Na sua intervenção, referiu-se a capacidade global em determinados sectores estratégicos que atingiu níveis sem precedentes, afectando profundamente as indústrias e sociedades, em ambos os continentes, enfatizando que, com uma economia global cada vez mais desafiadora, África e Europa precisam de uma colaboração mais forte do que nunca.