Economia

Economia


PUBLICIDADE

Avanços tecnológicos de Angola apresentados na WCIT em Baku

Avanços tecnológicos de Angola apresentados na WCIT em Baku
Avanços tecnológicos de Angola apresentados na WCIT em Baku Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h03 29/11/2025

Luanda – O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, apresentou esta semana, em Baku (Azerbaijão), os avanços que o país alcançou no domínio da regulação, desenvolvimento e melhoria de infra-estrutura de conectividade e inclusão digital, nos últimos anos.

Ao intervir num painel de alto nível, inserido na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações (WCIT), decorrido de 17 a 28 deste mês, o dirigente apontou ainda a formação de quadros, modernização dos serviços da administração pública e reforço da ciber-segurança.

Esse processo, recordou, possibilitou a expansão e modernização da infra-estrutura de suporte em seus componentes terrestres, submarinos e espaciais.

Fruto disso, detalhou, Angola passou a contar com uma rede de mais de 30 mil quilómetros (Km) de fibra terrestre, estando outros 4 860 em reparação e 1 400 novos em construção, no âmbito do projecto de rede nacional de banda larga.

A par disso, indicou o projecto “Conecta Angola”, que levou serviços de internet e telecomunicações a 27 localidades, beneficiando, até ao momento, perto de 366 mil cidadãos.

Deu a conhecer, também, os resultados do Programa Espacial Nacional, com o lançamento e operação do ANGOSAT-2, formação de quadros e o desenvolvimento de plataformas e serviços espaciais.

Ângelo Buta João reafirmou o permanente trabalho do Executivo angolano em prol da expansão da cobertura da Televisão Digital Terrestre, fortalecimento do Sistema Nacional de Ciber-segurança e implementação da infra-estrutura de Nuvem Nacional Angolana.

Esta estratégia, explicou, permitirá a interconexão de diferentes ministérios ao Centro de Dados principal e garantir maior segurança dos dados dos cidadãos e a disponibilidade dos serviços electrónicos.

Aproveitou a ocasião para convidar ministros, altos funcionários de distintas organizações e demais delegados ao evento a estarem presentes no Fórum Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), previsto para os dias 11, 12 e 13 de Junho de 2026.

A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações é promovida a cada quatro anos pela União Internacional das Telecomunicações (UIT).

O certame congregou líderes e decisores de 193 Estados-membros da UIT, dos quais Angola faz parte, bem como representantes da indústria, da academia e de outros actores relevantes acreditados pela organização.

PUBLICIDADE