Avanços tecnológicos de Angola apresentados na WCIT em Baku
Luanda – O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, apresentou esta semana, em Baku (Azerbaijão), os avanços que o país alcançou no domínio da regulação, desenvolvimento e melhoria de infra-estrutura de conectividade e inclusão digital, nos últimos anos.
Ao intervir num painel de alto nível, inserido na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações (WCIT), decorrido de 17 a 28 deste mês, o dirigente apontou ainda a formação de quadros, modernização dos serviços da administração pública e reforço da ciber-segurança.
Esse processo, recordou, possibilitou a expansão e modernização da infra-estrutura de suporte em seus componentes terrestres, submarinos e espaciais.
Fruto disso, detalhou, Angola passou a contar com uma rede de mais de 30 mil quilómetros (Km) de fibra terrestre, estando outros 4 860 em reparação e 1 400 novos em construção, no âmbito do projecto de rede nacional de banda larga.
A par disso, indicou o projecto “Conecta Angola”, que levou serviços de internet e telecomunicações a 27 localidades, beneficiando, até ao momento, perto de 366 mil cidadãos.
Deu a conhecer, também, os resultados do Programa Espacial Nacional, com o lançamento e operação do ANGOSAT-2, formação de quadros e o desenvolvimento de plataformas e serviços espaciais.
Ângelo Buta João reafirmou o permanente trabalho do Executivo angolano em prol da expansão da cobertura da Televisão Digital Terrestre, fortalecimento do Sistema Nacional de Ciber-segurança e implementação da infra-estrutura de Nuvem Nacional Angolana.
Esta estratégia, explicou, permitirá a interconexão de diferentes ministérios ao Centro de Dados principal e garantir maior segurança dos dados dos cidadãos e a disponibilidade dos serviços electrónicos.
Aproveitou a ocasião para convidar ministros, altos funcionários de distintas organizações e demais delegados ao evento a estarem presentes no Fórum Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), previsto para os dias 11, 12 e 13 de Junho de 2026.
A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações é promovida a cada quatro anos pela União Internacional das Telecomunicações (UIT).
O certame congregou líderes e decisores de 193 Estados-membros da UIT, dos quais Angola faz parte, bem como representantes da indústria, da academia e de outros actores relevantes acreditados pela organização.