NEGóCIOS
Negócios entre Angola e China atinge 13 mil milhões de dólares

21/11/2025 12h58
Luanda – O volume de negócios entre Angola e a China atingiu cerca de 13 mil milhões de dólares, durante o primeiro semestre do corrente ano, revelou, na cidade do Luena (Moxico), o embaixador Zhang Bin.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o governador do Moxico, Ernesto Muangala, o diplomata chinês acreditado em Angola adiantou que, em 2024, o volume de negócios atingiu 20,8 mil milhões de dólares.
Deu a conhecer que os negócios entre os dois países estão virados para várias áreas, entre as quais a construção civil e a indústria, principalmente, e sublinhou o excelente estado de cooperação.
O embaixador Zhang Bin encorajou as autoridades a continuarem a apostar na produção agrícola, principalmente cereais, para se atingir a segurança alimentar.
No final da sua visita de dois dias ao Moxico, salientou que Angola deve maximizar a produção interna para alcançar a segurança alimentar, reconhecendo as potencialidades do país, em termos de produção agrícola.
Destacou que várias empresas chinesas manifestam interesse em investir na produção agrícola em Angola, reiterando que, após identificar as potencialidades agrícolas da província do Moxico, a China almeja massificar o cultivo do arroz na região.
Durante a sua estada no Moxico, o diplomata visitou vários empreendimentos, o Centro de Captação de Água do rio Lumege, que abastece os habitantes do Luena, actualmente com problemas técnicos, garantindo que especialistas de uma empresa chinesa já estabeleceram contactos com as autoridades locais para encontrar uma solução conjunta.