ENERGIA ELéCTRICA
Províncias da Huíla e do Namibe ligadas ao sistema eléctrico nacional
24/11/2025 11h21
Luanda – As províncias da Huíla e do Namibe estão interligadas ao sistema eléctrico nacional, a partir da Central Hidroeléctrica do Gove (Huambo), no quadro do Programa de Expansão da Rede Eléctrica de Angola.
Um comunicado do Ministério da Energia e Águas, tornado público sábado último, indica que a linha entrou em funcionamento, de forma experimental, em finais de Outubro último, numa extensão de 213 quilómetros.
Com previsão de inauguração oficial para os próximos dias, a energia vai abranger as localidades de Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata e Chibia (província da Huíla) e Bibala e Moçâmedes (Namibe).
A interligação da região Sul ao sistema eléctrico nacional representa uma redução drástica do consumo de combustível, poupando milhões ao cofre do Estado, para além de salvaguardar o meio ambiente, com a desactivação paulatina das centrais térmicas, esclarece a nota de imprensa.
Acrescenta a nota que a ligação vai permitir o fomento da economia regional e alavancar o sector industrial na região Sul, onde se destaca a indústria mineira extractiva.
Segundo a nota, a materialização deste projecto estratégico do Executivo angolano vai beneficiar cerca de 350 mil famílias da região, com energia limpa, barata e mais eficiente, melhorando as suas condições de vida e o seu bem-estar.