Planalto da Camabatela recebe mil 250 cabeças de gado bovino
Luanda - Mil 250 cabeças de gado bovino, adquiridas no Brasil, estão a ser distribuídas aos fazendeiros do Planalto de Camabatela, província do Cuanza Norte, no quadro do programa de repovoamento animal implementado pelo Executivo angolano.
A distribuição do gado, iniciada no princípio do corrente mês, vai, numa primeira fase, beneficiar 12 fazendeiros do planalto da Camabatela, que se estende pelas províncias do Cuanza Norte, Malanje e Uíge, numa extensão de 12 mil quilómetros quadrados.
Segundo se soube, a entrega do gado bovino aos fazendeiros faz parte um lote de quatro mil e 500 cabeças de corte e de leite, provenientes do Brasil, no quadro de um protocolo assinado este ano entre os governos dos dois países.
De acordo com a presidente da cooperativa de criadores de gado do planalto da Camabatela, Joana Lina, a distribuição dos animais está a ser feita por lotes de 24 fêmeas e um macho, beneficiando membros da cooperativa ou de associação inserida no planalto.
Esclareceu que a cooperativa continua a trabalhar para que mais fazendeiros beneficiem do programa de distribuição de animais, que vai até Dezembro de 2026, desde que tenham as condições de infra-estruturas e capacidade técnica de criação.
Este programa do Governo angolano beneficia de um investimento de 6,5 mil milhões de kwanzas e insere-se nas políticas públicas de repovoamento do planalto, para reforço da segurança alimentar e desenvolvimento sustentável do país.