Reiterada meta da produção em mais de um milhão de barris de petróleo/dia
Luanda – A manutenção da produção petrolífera no país acima de um milhão de barris/dia continua nas prioridades do Governo angolano para 2026, reafirmou, esta segunda-feira, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Em declarações à imprensa, na cerimónia de cumprimento de fim-de-ano do seu ministério, apontou a contínua execução dos projectos de refinação, distribuição e armazenamento de combustíveis como metas para o próximo ano.
Diamantino Azevedo sublinhou o aumento da produção de diamantes e ouro e o início produtivo de outros minerais, que estão estabelecidos no programa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, visando alcançar as metas definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional.
Sublinhou que o sector já faz uso da Inteligência Artificial para optimizar as operações, tendo adiantado haver já um projecto do seu pelouro sobre esta matéria.
Questionado sobre a possibilidade de dispersão de parte do capital da Sonangol e da Endiama, em 2026, Diamantino Azevedo disse que será difícil, devido à situações endógenas e exógenas que têm inviabilizado a conclusão do processo de reestruturação das duas empresas para as colocar em bolsa.
A cerimónia de cumprimento de fim de ano foi antecedida da reunião do Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), que decorreu sob o lema "Projectos estruturantes do sector: estado actual e desafios".
O encontro visou analisar matérias estratégicas para o sector, com destaque para o ponto de situação dos projectos estruturantes nos segmentos mineiro e petrolífero, incluindo os concluídos no presente quinquénio e aqueles que se encontram em fase de execução.