AVIAçãO

Assembleia das companhias aéreas africanas reunida em Luanda

Participantes na 57ª Assembleia Geral Anual da Associação Africana das Companhias Aéreas (AFRAA)Imagem: Cedida

02/12/2025 13h11

Luanda – O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, disse, esta segunda-feira, em Luanda, que a Associação Africana das Companhias Aéreas é um instrumento fundamental para a integração continental, mobilidade das pessoas e bens e como motor da promoção efectiva da economia de África.

Ao discursar na quinquagésima sete Assembleia Geral Anual da associação, defendeu a contínua construção de uma África cada vez mais conectada, com reguladores e companhias aéreas fortes e mais interligadas com as principais cidades do continente.

Recordou que, nos últimos anos, o Governo angolano assumiu a estratégia de construir, consolidar e modernizar todo o sistema de aviação civil, visando gerar crescimento económico sustentável e diversificar a estrutura do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo Jorge Bengue, é necessário que os Governos africanos continuem a criar um ambiente de negócio favorável para que o mercado da aviação civil continental permita tornar as transportadoras aéreas mais capazes e eficientes, no contexto global.

Sublinhou que os Estados africanos precisam acelerar a implementação do Mercado Único Africano de Transporte Aéreo para facilitar a mobilidade no continente e dinamizar a rede de ligação entre os países.

Recordou que Angola tem feito fortes investimentos na construção de infra-estruturas aeroportuárias e modernização do sistema de aviação civil nacional, para posicionar o país como uma plataforma logística e de conectividade regional e internacional.

Apontou as reformas estruturantes como factores que permitem a reorganização institucional do sector dos transportes, o reforço regulatório da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), e forte aposta no desenvolvimento do capital humano especializado.

Jorge Bengue enfatizou a consolidação da segurança operacional e os investimentos em infra-estruturas capazes para garantir a projecção do futuro da aviação civil angolana.

A presente edição da Assembleia Geral Anual da Associação Africana das Companhias Aéreas (AFRAA), que decorre até esta terça-feira, com participação de 23 companhias do continente, 519 delegados de 49 países do mundo, num evento subordinado ao lema “Céus sustentáveis, África conectada”.

Participam, igualmente, directores executivos de companhias aéreas africanas, altos representantes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Estão também presentes parceiros da indústria, líderes internacionais do ecossistema da indústria da aviação civil mundial, especialistas da matéria, observadores e duas companhias aéreas africanas não membro da AFRAA.

A assembleia visa debater os desafios do desenvolvimento do transporte aéreo em África, estratégias para integrar o continente, fortalecimento das ligações económicas, soluções inovadoras para o sector, avanços tecnológicos, sustentabilidade e competitividade.

Mais lidas


Últimas notícias