SECA
Novas barragens em construção para combater seca no Namibe
23/12/2025 14h30
Luanda . O Executivo acelerou a construção de 43 barragens em cinco municípios da província do Namibe para combater os efeitos da seca naquela região.
De acordo com uma nota, divulgada pelas autoridades locais, no Facebook, e retomada pelo JA Online, as barragens estão a ser erguidas nos municípios da Bibala, Camucuio, Sacomar, Virei e Lucira, no âmbito do Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA).
Em termos de execução física, 21 barragens, no município da Bibala, estão a 43 por cento, enquanto no Camucuio as 16 em construção estão em cerca de 10 por cento.
Nos municípios de Sacomar, Virei e Lucira, onde estão a ser intervencionadas seis barragens, a percentagem, em termos de execução física, ronda os 64 por cento.
No total, as 43 barragens vão ser entregues às populações gradualmente, a partir do segundo semestre do próximo ano, ficando concluído o processo em finais de 2026.
O documento refere que o projecto serve principalmente para armazenar água para o benefício directo das populações e do gado, recarregar os sistemas aquíferos e dar suporte às actividades agro-pecuárias.