Economia

Economia


PUBLICIDADE

Luele prevê produção de nove milhões de quilates de diamante

Luele prevê produção de nove milhões de quilates de diamante
Luele prevê produção de nove milhões de quilates de diamante Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h12 01/01/2026

Saurimo – A Sociedade Mineira do Luele, prevê, para o ano 2026, atingir uma produção de nove milhões de quilates de diamante, com um aumento 43% face a 2025, perspectivou, quarta-feira (31/12), o administrador executivo desta diamantífera, Rómulo Mucase.

O responsável, que falava durantes a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, sublinhou que a empresa estima ainda concluir o processo de reassentamento comunitário e avançar na certificação da norma ISO 37301, relativa ao Sistema de Gestão de Compliance, num contexto adverso marcado pela queda dos preços de comercialização dos diamantes.

Referiu, que a empresa continuará firme no compromisso dos cuidados com o meio ambiente, social e de governança, com a mineração responsável e virada às comunidades, ao capital humano e ao crescimento económico e sustentável do país.

Para o ano findo, Rómulo Mucase disse que os resultados alcançados foram positivos e estruturantes, facto que consolidou o Luele como um actor estratégico do sector diamantífero angolano.

Referiu também que durante o ano 2025 foram concretizadas várias conquistas, com destaque para consolidação das operações geológico-mineiras, assegurando o desenvolvimento harmonioso das actividades de acordo com os planos estabelecidos e um nível satisfatório de cumprimento dos principais indicadores de produção, desde a remoção do estéril até à recuperação de diamantes.

Igualmente, destacou a Certificação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), com a obtenção das normas ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiente) e ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho), posicionando o Luele em conformidade com as melhores práticas internacionais e reforçando a credibilidade do sector mineiro nacional.

Constam ainda das conquistas, os avanços significativos no investimento tecnológico, com destaque para o desenvolvimento dos estudos geológicos, a entrada em funcionamento do segundo moinho, que permitirá aumentar significativamente a produção a partir de 2026 e a renovação do parque de equipamentos mineiros.

A construção de 350 habitações, infra-estruturas sociais e projectos produtivos associados, que beneficiarão mais de 2000 pessoas, constituindo um marco relevante de transformação social, com a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026, fazem parte dos marcos do novo ano.

Rómulo Mucase disse ainda que a taxa de empregabilidade, que permitiu alcançar cerca de 3 300 postos de trabalho gerados, entre directo e indirecto, ocupados maioritariamente por jovens locais e o cumprimento rigoroso das obrigações fiscais destaca-se também entre as conquistas alcançadas.

Apelou aos distintos funcionários e colaboradores a redobrarem os esforços no trabalho, com foco, dedicação e sentido de missão, para contribuirem positivamente no desenvolvimento da empresa e do país.

Ao longo da sua operação, até finais de 2024, Luele já removeu 47,7 milhões de metros cúbicos de estéril, alcançando a extracção de 8,1 milhões de toneladas de minério e a recuperação de 11,7 milhões de quilates de diamantes.

 

PUBLICIDADE