Economia

Economia


PUBLICIDADE

TCUL com prejuízos de cerca de 100 milhões de kwanzas em 2025

Autocarro da TCUL
Autocarro da TCUL Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h15 02/01/2026 - Actualizado às 10h29 02/01/2026

Luanda - A Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) registou, em 2025, um prejuízo avaliado em cerca de 100 milhões de kwanzas, em devido a actos de vandalismo dois seus meios, agravado com a paralisação e destruição dos autocarros durante os protestos dos taxistas, em julho passado.

Segundo notícia da ANGOP, a informação foi prestada, na última terça-feira, pelo presidente do conselho de administração da TCUL, Nelson Jorge, durante um balanço das actividades realizadas pela empresa ao longo do ano.

O gestor acrescentou que, anualmente, a empresa regista prejuízos de cerca de 50 milhões de kwanzas, devido à destruição dos meios pelos passageiros.

"Mesmo quando a polícia consegue deter o passageiro, às vezes estes nem conseguem cobrir o custo do dano causado ao autocarro", sublinhou.

Disse que desde Setembro último a transportadora está a operar com 125 autocarros, tendo começado o ano com apenas 30 meios.

Referiu, igualmente, que o Executivo angolano forneceu à empresa 35 novos autocarros para apoiar os utentes do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).

Segundo o PCA, a empresa tem uma frota de 300 autocarros, 175 dos quais estão em processo de recuperação.

Em relação as receitas, Nelson Jorge considerou ainda ínfimo o valor obtido, pois o serviço urbano é deficitário.

Entre os desafios, apontou o combate aos actos de vandalismo dos meios e segurança dos trabalhadores de casa para o serviço e vice-versa, bem como durante o exercício das suas actividades.

 

PUBLICIDADE