Economia

Economia


PUBLICIDADE

Projecto integrado de aquicultura marinha avaliado em 170 milhões de dólares

Assinatura de acordo
Assinatura de acordo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h52 09/01/2026 - Actualizado às 12h52 09/01/2026

Luanda - O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos (MINPERMAR) e a empresa EM&EA rubricaram, quarta-feira, em Luanda, um acordo de parceria com o objectivo de estabelecer o enquadramento básico para a concepção, licenciamento de instalação e a operação do projecto integrado de aquicultura marinha.

 A Empresa EM&EA e investidores chineses com forte capacidade financeira, bem como experiência em aquicultura costeira, pretendem realizar um investimento de 170 milhões de dólares, num período de cinco anos, para o fomento do subsector da maricultura em Angola.

De acordo com uma nota do MINPERMAR, que o JA Online faz referência, o investimento vai consistir na construção e operacionalização de um Centro de Reprodução de Alevinos (Centro de Larvicultura) para as espécies marinhas, instalação e montagem de 50 tanques-rede de grande porte para a criação de espécies piscícolas marinhas com capacidade de produção total anual aproximada a 300.000 toneladas.

O desenvolvimento da aquicultura tridimensional de moluscos e algas marinhas, com a implementação de um sistema moderno de criação de mariscos e alga, incluindo espécies como mexilhão chileno, mexilhão da Califórnia, ostras, abalones, pepinos-do-mar, alga e uma criação experimental e científica de camarão marinho também constam do projecto.

A empresa prevê também a montagem de uma fábrica de ração aquícola, centros de processamento, armazenamento, cadeia de frio e centro de comercialização. Está, igualmente, previsto o desenvolvimento de projectos científicos e estabelecimento de pontos de monitoramento marinho.


PUBLICIDADE