TRIBUTAçãO
Angola já implementa plataforma tecnológica "ASY5"
06/01/2026 11h43
Luanda – A Administração Geral Tributária (AGT) iniciou, esta segunda-feira, em Benguela, a implementação da primeira fase do novo sistema “ASY5” de processamento de dados aduaneiros para garantir maior eficiência, transparência e alinhamento com as melhores práticas internacionais.
No acto de lançamento, a coordenadora do Comité de Gestão do projecto “ASY5”, Cynthia Ratle, considerou um marco o início da implementação do sistema no país e no mundo.
A implementação do sistema traduz um passo decisivo da AGT no processo de modernização e digitalização dos serviços aduaneiros em Angola, com a transição do “Asycuda World” para o “ASY5”, a mais avançada geração de processamento de dados aduaneiros.
Desenvolvido em conformidade com as recomendações da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Nações Unidas, o “ASY5” integra todas as fases do processo alfandegário, ou seja do registo do manifesto de carga à retirada das mercadorias, promovendo maior agilidade, controlo, transparência e segurança nas operações aduaneiras.
A introdução da nova tecnologia traduz o compromisso do Estado angolano em melhorar a gestão das fronteiras, a facilitação do comércio legítimo e o reforço do combate a práticas irregulares, como fraudes e contrabando.
Cynthia Ratle salientou que este inovador sistema integra importantes módulos que irão reforçar as operações da AGT, nomeadamente na gestão do manifesto de carga marítima, declaração aduaneira e contabilidade e pagamentos.
Realçou que tais ferramentas promovem ganhos de eficiência, maior transparência e comodidade para todos os colaboradores e parceiros da Administração Geral Tributária.
Destacou que Angola tem vindo a assumir, através da AGT, uma postura activa no reforço da eficiência, modernização e transparência nos serviços, tendo em vista promover um melhor ambiente de negócios no país, referindo que o fortalecimento de tais práticas reflecte o compromisso contínuo em oferecer uma experiência mais acessível e célere aos contribuintes e parceiros.
A coordenadora do comité assinalou que o “ASY5” tem como prioridade facilitar o comércio lícito e assegurar a segurança e integridade da cadeia logística, recordando que, em Junho de 2024, uma equipa da AGT deslocou-se à sede da CNUCED, em Genebra, para oficializar a adesão a nova plataforma.
Presenciaram o lançamento da implementação da primeira fase do sistema “ASY5” os comandantes da Polícia Fiscal e Aduaneira da província de Benguela, representantes da Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola e funcionários da quarta Região Tributária.