ELECTRICIDADE
ENDE vai instalar mais de um milhão e 200 mil contadores pré-pagos em 2026
11/01/2026 09h31
Luanda – A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), prevê instalar, até finais do corrente ano, um milhão 260 mil contadores pré-pagos, nas 21 províncias do país.
De acordo com uma nota do Ministério de Energia e Águas distribuída à imprensa, esta sexta-feira, trata-se de um projecto, iniciado em Agosto de 2024, com recurso a um financiamento de 211 milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para melhorar a eficiência operacional e a relação com os consumidores.
O ministério dá a conhecer que, em Luanda, nas zonas abrangidas pelo centro de distribuição do bairro Azul e do Sambizanga, desde o início do processo, já foram instalados cerca de 81 mil contadores pré-pagos, enquanto nas áreas afectas ao centro do Kilamba Kiaxi está prevista a instalação de 304 mil 921 aparelhos, estando a execução a 21 por cento de implementação.
Por seu lado, no município de Viana, até à data foram instalados 56 mil 897 contadores pré-pagos.
No seu comunicado, o Ministério da Energia e Águas dá conta que a implementação do projecto decorre com normalidade nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Huambo, Bengo, Cabinda, Cuando, Cubango, Cunene, Huíla, Malanje, Namibe, Uíge e Zaire.
Em Benguela, esclarece o documento, já foram instalados três mil 242 contadores pré-pagos, em Malanje nove mil 962, na Huíla 11 mil 840 e no Bengo dois mil 188 aparelhos.
Segundo o ministério, a implementação do projecto vai optimizar a gestão da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), a arrecadação de receitas e a sua sustentabilidade, enfatizando que, com os contadores pré-pagos, os consumidores têm uma solução mais eficiente e justa, por apenas pagarem o que consumirem.