Município da Caála contará com fábrica de produção de fertilizantes
Luanda - O Pólo Industrial do município da Caála, província do Huambo, contará, a partir de Abril deste ano, com uma fábrica de adubo NPK 12/24/12, com capacidade instalada para produzir cerca de 3.200 toneladas por mês, uma iniciativa do Grupo António Mosquito.
A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo director da unidade fabril, Bernardo Inácio, tendo frisado que o empreendimento, além de evidenciar o impulso económico na região, vai repercutir no desenvolvimento industrial, bem como aumentar a capacidade produtiva no sector agrícola.
Sublinhou que a nova fábrica foi instalada no Pólo Industrial da Caála, por ser uma zona estratégica, para abastecer o Corredor do Lobito, a região centro sul e leste do país, com o objectivo de reduzir a dependência de importações e assegurar uma fonte estável de insumos para a agricultura
Bernardo Inácio disse que a matéria-prima que abastecerá a unidade fabril é maioritariamente proveniente da Bélgica e que, nesta altura, decorre a fase experimental, os ajustes técnicos, logísticos e o recrutamento de funcionários.
"A empresa optou em avançar com o processo da montagem da fábrica com equipamentos avançados no sentido de garantir uma capacidade produtiva consolidada, de modo a fornecer o produto em toda a região", frisou.
Impacto económico e social
O responsável afirmou que o projecto é apresentado como o primeiro do género na província do Huambo e no município da Caála, com o potencial para impulsionar o relançamento da indústria local e dinamizar a produção agrícola na região do Planalto Central.
Bernardo Inácio manifestou que na primeira fase, a fábrica deverá criar cerca de 80 empregos directos e indirectos, entre operários, administrativos e pessoal de segurança, na sua maioria jovens da circunscrição da Caála.
Deu a conhecer que com a entrada em funcionamento da fábrica de fertilizantes, os produtores locais deverão beneficiar de melhoria no acesso aos fertilizantes, a preços mais estáveis e em quantidades compatíveis com as necessidades da sua produção, contribuindo para oportunidades de cultivo em maior escala.