FADA financia dois projectos industriais em Benguela
Benguela - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) desembolsou mais de mil milhões de kwanzas para financiar dois projectos industriais na província de Benguela, voltados à transformação de frutas e à produção de carne suína, soube hoje a ANGOP.
Uma das unidades será instalada no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC) e terá capacidade para produzir mil litros de polpa de manga, maracujá e ananás por hora. A previsão anual é de 2,49 milhões de litros.
O investimento no projecto é de 779 milhões de kwanzas, incluindo o apetrechamento, com estimativa de geração de 34 empregos directos.
O segundo empreendimento, avaliado em 250 milhões de kwanzas, será construído no município de Benguela, no bairro da Graça.
A unidade terá capacidade de produzir 15 toneladas mensais de carne suína e derivados, o equivalente a 180 toneladas por ano.
Entre os produtos previstos estão lombo, costela, pernil, além de enchidos como chouriço, salpicão e bacon. A expectativa é criar 16 postos de trabalho directos.
Segundo a presidente do conselho de administração do FADA, Felisbela Francisco, os dois empreendimentos integram um conjunto de três projectos ligados à indústria transformadora em Benguela, avaliados em mil e 297 milhões de kwanzas, no âmbito da iniciativa Transforma Aqui.
De acordo com a gestora, em cerca de sete meses de operacionalização do programa, foram aprovados 12 projectos em todo o país, no valor global de quatro mil 397 milhões, 557 mil e 964 kwanzas.
Deste total, cinco já tiveram desembolso efectuado, somando dois mil 78 milhões, 531 mil e 840 kwanzas.
Na carteira de crédito do FADA, revelou que a província de Benguela concentra 69 projectos financiados, avaliados em cerca de 2,7 mil milhões de kwanzas.
Felisbela Francisco também vê no potencial agro-industrial da província de Benguela a razão pela qual o FADA vai continuar a trabalhar afincadamente com o Governo Provincial, para massificar o financiamento nesse segmento.
Operacionalizada pelo FADA, Transforma Aqui é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Indústria e Comércio.
Tem como objectivo fomentar pequenas unidades de processamento no meio rural e agregar valor à produção local.