Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola incentiva energia fiável e portos modernos em África

Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos
Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h07 17/02/2026 - Actualizado às 13h07 17/02/2026

Luanda - Angola quer continuar a apoiar soluções que acelerem o desenvolvimento de África eparticularmente da Região Austral, através do incentivo da aposta em geração de energia fiável, portos modernos e corredores eficientes.

Estes itens são parte das exigências que o comércio intra-africano coloca entre desafios prioritários do continente e da região, sem deixar de parte uma logística competitiva e plataformas industriais coordenadas.

Na visão do secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, estes são bens públicos regionais e exigem soluções financeiras regionais.

Segundo o JA Online, Ottoniel dos Santos participou na última quinta-feira, em Luanda, na reunião dos bancos de desenvolvimento da Região, que se realizou na capital do país.

Na ocasião, considerou o plano de integração regional financeira muito importante, por abrir portas para a construção de uma forte Zona de Comércio Livre, que vê como uma oportunidade histórica para o continente.

No Fórum Financeiro de Desenvolvimento da SADC, o secretário de Estado valorizou os projectos de financiamento para o desenvolvimento, o que considera indispensável para que a integração regional passe de conceito à realidade.

O responsável frisou que as DFI devem continuar a olhar para o futuro, ao desenvolvimento coordenado, para que tudo se torne mais claro e possível.

O secretário de Estado sugeriu a importância da criação de uma instituição regional, que cuida dos financiamentos de desenvolvimento da África Austral, com uma carteira regional financiáveis para a agenda de integração.

PUBLICIDADE