Descoberto estaleiro de mineração clandestino na zona dos Ramiros
Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) por intermédio da Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, desmantelou, terça-feira, na zona dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, um estaleiro clandestino de mineração de criptomoedas, informou o chefe de Investigação Criminal.
O superintendente Manuel Halaiwa, citado pelo JA Online, disse que as autoridades encontraram no local uma estrutura tecnológica composta por mais de dois mil processadores específicos para mineração de criptomoedas, além de um posto de transformação (PT) de elevada capacidade, ligado à rede eléctrica pública, indicando um consumo massivo e irregular de energia.
Durante a intervenção, indicou que foram detidos em flagrante delito 10 cidadãos, com idades compreendidas entre os 31 aos 53 anos.
Entre os implicados, acrescentou, constam dois cidadãos de nacionalidade chinesa e oito angolanos, alegadamente envolvidos na movimentação, transporte e preparação dos equipamentos destinados à exploração ilegal.