BANCO MUNDIAL

Directora-geral de operações do Banco Mundial visita Angola

Directora-geral de operações do Banco Mundial visita AngolaImagem: DR

04/02/2026 15h50

Luanda - A directora-geral de operações do Banco Mundial (BM), Anna Bjerde, inicia quarta-feira (4) uma visita de trabalho de três dias à Angola, com vista a participar na reunião inaugural de Coordenação de Alto Nível do Corredor do Lobito.

A reunião, que vai com congregar os ministros das Finanças, dos Transportes e do Comércio de Angola, da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia, concentrar-se-á na harmonização de políticas, coordenação de investimentos e mobilização de parceiros públicos e privados para acelerar o crescimento económico, a criação de empregos e o comércio transfronteiriço.

Discussões adicionais irão abranger prioridades regionais-chave, incluindo a ampliação do acesso à energia por meio da iniciativa Mission300, o fortalecimento das cadeias de valor da agricultura e do agronegócio com a AgriConnect e o aumento do acesso e da conectividade digital.

Segundo um comunicado do BM, enviado à ANGOP, a reunião marca um passo importante para o reforço da cooperação regional em torno do Corredor do Lobito, uma rota estratégica de comércio e transporte que liga a África Austral aos mercados globais.

Prevê-se que, durante a sua permanência no país. Bjerde reforce o compromisso de longo prazo do Grupo Banco Mundial em apoiar o desenvolvimento sustentável em Angola, na RDC e na Zâmbia.

Antevê-se, ainda, que a responsável desta organização multilateral destaque a importância de uma forte actuação dos governos e de acções coordenadas para transformar o potencial do corredor em resultados de desenvolvimento concretos.

Esta visita, conforme o documento, simboliza uma abordagem unificada do Grupo Banco Mundial no apoio à diversificação económica, atracção de investimento privado e geração de benefícios inclusivos para as comunidades ao longo do corredor.

Ainda na capital angolana, Anna Bjerde vai reunir-se com o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, para discutir o engajamento do Grupo Banco Mundial e prioridades regionais comuns.

De recordar que em Janeiro deste ano, a carteira do Banco Mundial em Angola totalizava aproximadamente 4,9 mil milhões de dólares, incluindo 4,78 mil milhões distribuídos por 18 projectos nacionais e USD 150 milhões comprometidos com uma operação regional. 

Mais lidas


Últimas notícias