COMéRCIO
EUA inclui Angola no acordo comercial preferencial com África
05/02/2026 08h51
Luanda - Os Estados Unidos reactivaram o acordo comercial preferencial com cerca de 30 países africanos, entre os quais estão Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O acordo, que resulta da prorrogação da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA - sigla em inglês), vai permitir a exportação de mais de sete mil produtos para o mercado norte-americano sem cobrança de impostos, até 31 de Dezembro do corrente ano.
Criada em 2000, durante a presidência de Bill Clinton, a AGOA é considerada um dos principais instrumentos das relações económicas entre os EUA e os países da África subsaariana, que facilita o acesso de produtos africanos ao mercado norte-americano em condições preferenciais.
O acordo permite a exportação de milhares de produtos sem impostos, mas está condicionado ao cumprimento de critérios como pluralismo político, respeito pelos direitos humanos e implementação de medidas anti-corrupção.
Com a renovação do benefício, países como Angola voltam a ter uma oportunidade estratégica para ampliar as exportações, atrair investimento e reforçar a presença no comércio internacional, num contexto em que a diversificação económica se mantém como prioridade para várias economias africanas, escreve o JA Online.