MATADOURO

Inaugurado matadouro em Benguela

Stock de matadouro (Arquivo) Imagem: DR

09/02/2026 12h18

Luanda - Um montante de 950 milhões de kwanzas foi investido na construção do primeiro Matadouro do Asseque, localizado no bairro do Asseque, no município de Benguela.

A infra-estrutura, segundo notícia do JA Online, tem capacidade para o abate diário de 300 animais, sendo 200 suínos e 100 caprinos.

O proprietário do matadouro, Pedro Silva, disse que a unidade permitiu a criação de 25 postos de trabalho directos.

Sublinhou que o matadouro está equipado com tecnologia moderna e câmaras frigoríficas de conservação, o que tem despertado uma procura considerável por parte dos operadores do sector.

Construído numa área de dois mil metros quadrados, o matadouro, que começou a ser erguido em Março do ano passado, resulta de um financiamento obtido ao abrigo do Aviso 10, através do Banco de Comércio e Indústria (BCI).

“O matadouro, por ser uma infra-estrutura única em Benguela, constitui uma novidade e tem registado uma adesão bastante satisfatória”, afirmou.

Além da compra de animais provenientes de fora, a unidade dispõe, também, de produção própria, com um efectivo de cerca de 1.500 animais, abatendo semanalmente uma média de 60”, explicou Pedro Silva.

Na ocasião, o ministro da Agricultura, Isaac dos Anjos, enalteceu a iniciativa, referindo que a abertura do matadouro se enquadra nos objectivos do Executivo de dinamizar a produção nacional e reduzir as importações.

Mais lidas


Últimas notícias