AGRICULTURA
Lançado Projecto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar
11/02/2026 09h23
Luanda – O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, dirigiu, esta terça-feira, em Luanda, a cerimónia de lançamento do Projecto de Desenvolvimento Sustentavel da Agricultura Familiar (PRODESA), que vai beneficiar 31 municípios, em sete províncias.
No seu discurso, afirmou que o PRODESA responde aos objectivos do governo de apoio a agricultura familiar para aumentar a produtividade das culturas básicas, transferência do conhecimento técnico e científico, acesso a tecnologias adaptadas às condições agro-ecológicas locais, melhoria do acesso aos mercados e reforço da governação e gestão participativa no meio rural.
Segundo disse, o projecto reafirma o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e nutricional, redução da pobreza e valorização do papel da agricultura familiar no desenvolvimento sócio-económico do país.
O projecto vai se desenvolver em parceria com o Instituto de desenvolvimento Agrário (IDA), e financiamento do FIDA, visando o alcance da segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares do Leste de Angola, e promoção do aumento da renda das famílias e a sua integração nos mercados agro-alimentares.
Por seu lado, o representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) em Angola, Custódio Mucavale, revelou que a sua instituição investiu no país cerca de 377.3 milhões de dólares, nos últimos 30 anos.
Ao intervir na cerimónia de lançamento do Projecto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar (PRODESA), adiantou os fundos foram aplicados em programas e projectos de desenvolvimento rural, em diversas províncias do país.
Custódio Mucavele acrescentou que as intervenções financeiras beneficiaram directamente mais de 486 mil e 600 famílias em comunidades rurais, com destaque para mulheres, jovens e pessoas portadoras de deficiência física.
Recordou que a intervenção do FIDA, nas três décadas em Angola, incidiu no aumento sustentável da produção e comercialização, através do acesso ao conhecimento e a tecnologia, promovendo cadeias de valor agrícola e agronegócio, por meio de investimentos que estimularam a economia rural.
Destacou ainda as acções do FIDA na promoção da capacitação institucional e comunitária e na garantia da sustentabilidade dos programas de desenvolvimento rural.
O PRODESA é um projecto criado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, com o prazo estimado de implementação e execução de 11 anos, divididos em duas fases de cinco anos cada uma, e um ano de transição entre os dois períodos.
No global, o PRODESA está orçado em 132 milhões de dólares dos quais 73 milhões destinam-se a financiar a primeira fase, que termina em 2030.
Nesta primeira fase, o projecto vai abranger 31 municípios, seleccionados com base em critérios de acessibilidade, densidade populacional, níveis de pobreza multidimensional, potencial agro-ecológico e presença do sector privado.
Os 31 municípios beneficiários localizam-se nas províncias do Cuando, Cubango, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste e Bié.
Durante a cerimónia, foi destacada a cooperação com o FIDA, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Mundial, FAO, PAM, PNUD, entre outras agências internacionais e organizações não governamentais, que têm contribuído para a melhoria da literacia financeira das explorações agrícolas familiares, profissionalização das cooperativas, educação nutricional, criação de oportunidades de negócios e aumento da resiliência às alterações climáticas.
Participaram na cerimónia representantes dos ministérios, governos provinciais, instituições nacionais e internacionais, parceiros estratégicos, beneficiários e técnicos do sector.