Leilão de diamantes rende 21,7 milhões de dõlares a SODIAM
Luanda - A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) arrecadou, esta sexta-feira, 21,7 milhões de dólares com o leilão de 35 pedras especiais de diamante bruto.
Trata-se do décimo sétimo leilão promovido pela empresa, em que foram licitadas diamantes produzidos pelas Sociedades Mineiras do Luele, Catoca, Mussende, Lulo, Calonda, Cuilo Kwenda, Kaixepa, Cuango, Somiluana, Mucuanza e um Lote run-of-mine, totalizando seis mil 586,89 quilates, segundo uma nota da SODIAM tornada pública.
As sessões de avaliação decorreram de 22 a 25 de Junho, nas instalações da SODIAM, em Luanda, e as licitações foram submetidas por via electrónica, na plataforma online www.transatlanticgemsales.com, até às 10h00 desta sexta-feira (26).
De acordo com a empresa, participaram no leilão 27 empresas, das 34 convidadas, representando as principais praças e centros mundiais de comercialização de diamantes, e o resultado alcançado superou em 23,46 por cento o previsto.
O presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, assinalou que o resultado obtido foi satisfatório, apesar da actual conjuntura do mercado internacional de diamantes, marcada essencialmente pela baixa procura e consequente redução de preços.
Citado na nota de imprensa, Eugénio Bravo da Rosa acrescentou que este desempenho reforça a confiança das sociedades mineiras no modelo de comercialização dos diamantes em leilão, mesmo num contexto internacional desafiante.