Feira da banana impulsiona parcerias para produção de fertilizantes
Caxito – A 12ª edição da Feira da Banana (Feiba), que decorre no Mercado do Panguila, província do Bengo, está a permitir o estabelecimento de parcerias entre agricultores, empresários e investidores, para a produção de fertilizantes orgânicos em Angola.
Essas parcerias têm em vista soluções sustentáveis e consequente desenvolvimento do sector agrícola, segundo o director comercial da empresa dedicada à distribuição de fertilizantes orgânicos “Ofio Yulu”, Elson Mello.
Apontou que o objectivo da firma é captar investidores para aumentar a produção local de fertilizantes orgânicos, sobretudo sólidos, e reduzir a importação.
Revelou que, durante a feira, a empresa fechou várias parcerias estratégicas.
Informou que a empresa “Ofio Yulu”, sediada no Andulo (Bié) e com representação em Luanda, tem capacidade para fornecer até 50 toneladas mensais de fertilizantes líquidos orgânicos, reforçando a resposta ao mercado nacional.
Por outro lado, considerou a Feira da Banana como um importante incentivo ao desenvolvimento do sector agrícola, defendendo a realização de eventos idênticos nas demais províncias do país, para aproximar produtores, investidores e fornecedores de tecnologias e insumos agrícolas.
A feira da banana é palco da exposição e comercialização da produção agrícola do Bengo e de outras províncias, com destaque para a banana, bem como máquinas agrícolas e equipamentos que intervém na cadeia produtiva.
Instituída pelo Governo provincial do Bengo, em 2012, a feira da Banana tem sido a maior bolsa de negócios a nível da província.