PUBLICIDADE

gente.

Locklan Samples foi diagnosticado com 'síndrome do cabelo impenteável' aos 10 meses
Locklan Samples foi diagnosticado com 'síndrome do cabelo impenteável' aos 10 meses - Crédito: Reprodução/Instagram

Conheça Locklan: o menino do cabelo impenteável

Da Redacção

GENTE - 10 de Março de 2022

Chama-se Locklan Samples. O menino de um ano e quatros meses tem agitado as redes sociais por causa de sua condição especial.

O bebê, residente com os pais nos Estados Unidos da América, tem uma condição rara chamada de síndrome do cabelo impenteável, que deixa seus fios desordenados e que não se modificam ao serem penteados ou escovados.

A mãe, Katelyn Samples de 33 anos, contou a uma emissora local que o cabelo do filho tem levado as pessoas ao delírio. “Não podemos ir a lugar nenhum sem que alguém faça um comentário. As pessoas vêm até nós, pedem para tocá-lo. Estão muito curiosas sobre o cabelo dele”.

Segundo relata a mãe, Locklan nasceu com cabelos normais, mas a partir dos seis meses começou uma mudança e, quando a família tentava lavar o cabelo da criança, era difícil até molhá-lo. "Assim que seca, ele volta a subir."

Assim como muitas mães, Katelyn Samples usa as redes sociais para partilhar momentos especiais da família. Em julho de 2021, a norte americana foi surpreendida com uma mensagem de um estranho, que lhe perguntou se seu filho caçula havia sido diagnosticado com a síndrome do cabelo impenteável.

Esta situação perturbou-a. “Fiquei nervosa porque nunca tinha ouvido falar disso antes", desabafou.
Depois de consultar um pediatra, que não conhecia a doença, Locklan foi diagnosticado com a síndrome do cabelo impenteável por um dermatologista pediátrico. Além dos fios arrepiados, o menino desenvolveu uma pele extremamente sensível.

Segundo a mãe, há uma chance de o filho superar a síndrome quando ele atingir a puberdade. O quotidiano de Locklan é, agora, partilhado numa página do Instagram, com mais de 9 mil seguidores.

Esse não um caso isolado. Em 2019, Wynter Seymour, uma menina inglesa, também apareceu em diversos sites e emissoras de TV com seus fios impenteáveis.

A síndrome do cabelo impenteável é uma doença genética muito rara. No mundo já foram diagnosticados 10º casos da doença. Ela ocorre com mais frequência entre crianças e adolescentes caucasianas, geralmente com cabelos loiros, com idades entre três e 12 anos.

A causa da doença também é uma incógnita para a ciência. A condição aparece tanto de forma esporádica quanto como resultado de uma herança dominante, ou seja, aparece em todas as gerações de uma família. Entretanto, nenhuma anormalidade foi associada a ela.

Não existe um tratamento definitivo para a síndrome, mas o cabelo arrepiado pode abaixar com suplementação de biotina. Relatos há que casos anteriores da doença melhoraram acompanhamento médico, geralmente no início da puberdade.

Tags:

PUBLICIDADE