Geral

Geral


PUBLICIDADE
Publicidade

Casamento vira moda e divórcio ganha mais espaço nos últimos tempos

Casamento é coisa séria
Casamento é coisa séria Imagens: Cedida

Publicado às 22/10/2021 12h08 - Atualizado às 22/10/2021 12h08

Por Paulo António

O tão desejado casamento é a união de facto de um casal perante Deus, na igreja e aos homens, no conservatória. Já o seu inimigo “divórcio” é o término de um casamento, que só é reconhecido no tribunal, uma vez que a igreja não reconhece.

O casamento é o sonho de qualquer mulher ou homem. Ele aparenta ser o segredo para um relacionamento seguro para toda vida, mas a realidade actual mostra o contrário.

Carros top de gama, salões a mil maravilhas, vestidos, sapatos, hotéis, acessórios, e os grandes bufés, fazem parte da fortuna que se gasta para uma alegria que ultimamente tem terminado em tragédia.

Relatos da imprensa dão conta que as iniciativas do processo de divórcio são provenientes dos homens e que as mulheres queixam mais pela falta de assistência. Ainda em 2017, uma mãe que chegou de jurar amor, abandonou três filhos na sala de espera do Tribunal com o contacto do ex-marido. Eh!

A pergunta que não se quer calar é: - Por que as pessoas se casam e o que está a se passar na nossa sociedade? Hum! Quando penso naquela música tradicional da chegada do casal no salão, quase que lacrimejo, por pensar que tudo seria como a tal música!

Talvez seja para alegrar os outros e pensar que o casamento reflecte o fim dos problemas nos lares. Ainda na semana passada, enquanto girava pela cidade vendo mais seis casamentos a acintecerem, comprei um jornal que dizia:- “A Sala da Família do Tribunal Provincial de Luanda encerrou a recepção de pedidos de divórcio por excesso de processos”.

E aí pensei:- como é possível tantos casamentos e milhares de divórcios! Como ficam as grandes passadas, as alegrias com amigos e familiares? E o dinheiro gasto? O kilapi? Os juramentos? Tudo isso, já não é lembrado quando já não se quer, infelizmente!

É daí que lembro das sábias palavras do meu querido pai, Manuel António, como sempre elegante, com um olhar atento às ocorrências sociais, pela experiência da vida, dizia:- hoje, o maior problema das pessoas é casarem por interesses negativos, como o dinheiro, bens materiais e estúcia das famílias. Casamento é algo sério, porque é um acordo perante Deus. Será que devemos pensar na nova forma de educar a sociedade?

Portanto, agora, muita gente que era casada fez com que as pessoas encarem o casamento como moda, porque a cada dia que o divórcio vai ganhando mais espaço e destruindo famílias. Antes de casar, pensa no que realmente quer para se evitar gastos desnecessários. Com essa nova realidade, as políticas para se casar mudaram e estão mais exigentes. Mas, será que é a solução para se evitar muitos divórcios? Reflita...

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade