Etanol: produção nacional garante poupança de US$ 100 mil a Angola


A companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) produziu em 2021 mais de 120 mil toneladas de açúcar e 18 mil metros cúbicos de etanol. A produção garantiu ao estado angolano a poupança de cerca de 100 milhões de dólares para importações destes produtos.
A informação foi dada terça-feira (2) pelo director de planificação da Biocom, Elton Machado, que garantiu que no ano passado a companhia de Bioenergia de Angola satisfez 40% do consumo nacional com a produção de 120 mil de toneladas de açúcar cristal para um mercado de consumo anual de 350 mil toneladas.
Segundo o responsável, a meta para este ano é superar os níveis de produção de açúcar registado na época agrícola passada, uma vez que a infraestrutura garante ter capacidade para satisfazer a necessidade de 50% do mercado nacional.
Elton Machado sublinhou que, até em 2025, a companhia estará em condições de produzir cerca de 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 250 mil de açúcar cristal branco, 37 mil metros cúbicos de etanol neutro e 136 mil megawatts de energia eléctrica renovável.
A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) está localizada no Pólo Agro-industrial de Ca-panda, em Malanje no munício de Cacuso. A Biocom tem cerca de 38 mil hectares destinados à plantação da cana-de-açúcar. (António Matamba)

