Economia africana é baseada em petróleo, gás e minérios


Uma estratégia digital para África vem ganhando um novo impulso. África apresenta um mar de oportunidades económicas em praticamente todos os sectores, e a estrutura da população jovem do continente constitui uma enorme oportunidade nesta era digital.
A Transformação Digital é uma força motriz para o crescimento inovador, inclusivo e sustentável a nível mundial.
As inovações como as plataformas móveis para a transferência de dinheiro até à externalização de processos empresariais em larga escala, está a criar empregos, e melhorar a prestação de bens e serviços.
Para a Comissão Econômica das Nações Unidas para África, a inclusão do comércio eletrônico no fortalecimento da implementação da Zona de Livre Comércio e os investimentos na ciência, tecnologia e inovação são cruciais para a integração regional e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação enquanto vetores da economia digital em África.
Segundo a Comissão o continente abriga 11,5% do total de usuários mundiais da internet e o aproveitamento da tecnologia emergente pode auxiliar a implementação da Zona Continental Africana de Livre Comércio.
Houve também um aumento de participação africana em tecnologias como parte da transformação do continente e realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O chefe da Secção de Integração Regional, Francis Ikome, alertou sobre o apoio na elaboração de estratégia e por uma Sociedade e Economia Digital integrada e inclusiva em África que melhore a qualidade de vida dos cidadãos africanos.

