Robôs da Ford operam impressoras 3D sem ajuda de humanos


A nova tecnologia da empresa Ford, permite que robô e impressora 3D se comuniquem para trabalharem sem o controle de humanos.
A grande ideia por trás da tecnologia está na criação de uma interface, que permite maquinários de diferentes tipos conversarem entre si, essa interface possibilita que um robô se conecte a uma impressora 3D e instrua os comandos necessários para a fabricação de um componente, e criar uma linha de montagem completamente autônoma.´
Essa tecnologia permite que robôs operem a produção da montadora até mesmo quando os funcionários vão para casa à noite, já que as máquinas não estão sujeitas às limitações de operadores convencionais.
O sistema está ser utilizado na manufactura de componentes customizados, mas ainda em pequeno volume. Entre eles, estão peças do Shelby GT500, versão exclusiva do Mustang, um dos principais modelos da marca no mercado americano. Essa via de comunicação tem sido usada para conectar uma impressora 3D Carbon com robôs Javier da KUKA, comuns na linha de montagem. (Edna Firmino)

